Comportamento, Fashion

Por que o desfile da Lab do Emicida foi tão importante para a moda

Postado por 27/10/2016

Antes de mais nada, eu gostaria de dizer, que esse post tem um valor imensurável pra mim. E que com certeza, é um dos mais importantes que eu já escrevi no blog até hoje. Bora falar sobre o São Paulo Fashion Week, mais exatamente sobre o desfile da Lab.

A marca do rapper Emicida, junto com seu irmão e empresário Evandro Fióti, estreou com chave de ouro, durante a semana de moda mais importante do país.
E que dia histórico!!! O desfile da Lab trouxe para as passarelas do SPFW, muito mais que tendências de moda. Todo o contexto por traz da marca é de luta, militância e resistência. A gente pode ver ali, nitidamente, os primeiros passos de uma estrada que caminha para o fim de uma ditadura no meio da moda brasileira.

Uma cena que infelizmente é tão segregadora e elitista, e que em sua grande maioria, não representa em nada a real identidade da população brasileira. Pela primeira vez, desde que eu comecei a trabalhar com moda, me vi representada. Isso é tão louco…!

A Lab trouxe para o seu desfile um casting composto por modelos negros, pluz size e até um modelo com vitiligo. Foi emocionante ver tanta representatividade e diversidade.

Eu não estive no SPFW, infelizmente. Mas o relato de quem esteve presente na hora do desfile, é que houve uma grande comoção. Muita gente emocionada, chorando durante o desfile. Isso é tão sério, que só entende quem sofreu ou sofre na pele os efeitos da segregação.
Ao contrário do que muitos acham, a moda não é futilidade, é forma de expressão, ela fala por você e consegue dizer quem você é, sem o uso das palavras.

Fióti e Emicida, contribuíram de forma muito concisa para uma moda mais inclusiva, realista e menos separatista. Que momento único! Eu realmente tenho muita esperança de que o desfile da Lab, tenha dado início a uma nova fase de mudança de padrões. Eu acredito!

Logo depois do desfile a internet bombou, teve gente a favor, uma galera contra… Teve até gente que alegou que o desfile fez apologia a obesidade. Pois é… Cês não entenderam nada! A verdade, é que mesmo depois dessa movimentação toda nas redes sociais e de todo esse impacto, ainda estamos no início e tem muita coisa a ser feita. Assim como Fióti e o Emicida estão na música e agora na moda, nós precisamos estar em todos os lugares também. Nos blogs, no youtube, nos consultórios, no esporte, nas faculdades… Porque não existe nada maior que a força de um exemplo para incentivar aqueles virão depois de nós.

sem-titulo-1

A coleção leva o nome de Yosuke, que foi o nome de um escravo negro que se tornou Samurai. A coleção traz influências da África, como algumas estampas e padronagens de tecidos super tradicionais da Angola.

Já do Japão, os grafismos e a geometria. Tudo com uma pegada bem street. A Yosuke foi desenvolvida pelos próprios, Emicida e Evandro Fióti, com a direção criativa do estilista João Pimenta.

Essa foi a estréia da coleção LAB. Para quem não sabe, ela faz parte do selo Laboratório fantasma, que contém também, discos e acessórios e foi criado pelos dois irmãos.

spfw-lab

spfw-labspfw-labspfw-labspfw-lab

O desfile terminou com a frase “Fiz com a passarela o que eles fizeram com a cadeia e a favela… Enchi de preto.” Mas que coisa maravilhosa, gente! <3

Para quem quiser comprar as peças, elas já estão a venda no e-commerce da marca, como a maioria das outras marcas que ainda irão desfilar na semana de moda, eles já seguem a tendência do “see now buy now“, já falamos sobre isso nesse outro post aqui.
Se você ainda não assistiu ao desfile, é só apertar o play que tá lindo de se ver! <3    

You Might Also Like

24 Comentários

  • Reply Luenda Gonçalves (luhcastt) 28/10/2016 at 00:19

    Realmente, moda é um conjunto de expressões magnificos e que se mostram mais fortes a cada dia… Trazer, isso de forma real, para as passarelas é um desafio à se enfrentar. Em meio a tantos tabus – que não deveriam existir – pensamos neles e essa expressão siginifca muito mais que uma reação, uma evolução de que muita coisa está mudando e o mundo precisa processar isso… Embora, sempre encontraremos opiniões contrárias e não podemos colocar na cabeça de todos que isso não deve acontecer!
    Um beiijo!

    • Reply Mônica Ambrósio 29/10/2016 at 17:05

      Verdade, por isso o trabalho de artista como o Emicida e a nossa presença em todos os lugares é tão importante.

      Beijos

  • Reply Camila Nascimento 28/10/2016 at 00:22

    É tão maravilhoso ver essa diversidade chegando no mundo na moda! Parece que estamos evoluindo (a baby steps, mas estamos). Acho que para quem estava lá na hora com certeza foi uma puta emoção, poder ver esse “padrão” do mundo da moda ser quebrado tão maravilhosamente.

    Beijos!!!

    Camila Nasc | Books Click
    http://www.booksclick.com.br

    • Reply Mônica Ambrósio 29/10/2016 at 17:08

      Verdade Camila, apesar ser o início do início. Rs Já foi uma grande passo, né?!
      Espera que isso se repita mais vezes. Só que dessa vez, por outros nomes da moda.

      Beijos

  • Reply Paula Marcondes 28/10/2016 at 00:23

    Que fantástico Monica!! Realmente é um marco na história. Num meio tão fechado e marcado por um esteriótipo repressor, poder ver uma modelo plussize e negra é uma vitória. Realmente é emocionante e um divisor de águas.
    Beijo

    • Reply Mônica Ambrósio 29/10/2016 at 17:07

      Apenas uma palavra: Emocionante!

      Bjos

  • Reply Juliana Wulpi 28/10/2016 at 00:24

    Incrível, mas deu para perceber a sua emoção em escrever esse post. E moda para mim é o que você descreveu: expressão e não futilidade. A Lab pelo visto representou! E com certeza foi um divisor de águas. Eu acredito!

    • Reply Mônica Ambrósio 29/10/2016 at 17:11

      Obrigada Ju! Realmente fiquei muito feliz em escrever sobre isso. Quase sem palavras! Rs

      Bjos

  • Reply Júlia Oliveira 28/10/2016 at 00:37

    Cara, fiquei impressionada com o desfile. A moda tem que fazer isso mesmo, incluir a todos. Eu não sou muito ligada a moda, mas acredito que, assim como todos que estavam lá, eu ficaria emocionada. Espero que esse desfile ajude a acabar com o “padrão” de beleza. Adorei o post! Beijos

    • Reply Mônica Ambrósio 29/10/2016 at 17:12

      Também espero, Júlia.

      Beijos

  • Reply Miss Mundo 28/10/2016 at 00:48

    Senti na pele toda a sua emoção ao escrever esse post. Realmente é lindo poder ver um desfile assim e finalmente acabar com o que as pessoas julgam de certo ou errado. Gostei muito do desfile e principalmente do seu post sobre ele. Foi um marco na historia e mais um passo para frente da sociedade. Parabéns, sucesso!
    http://www.missmundo.com.br/

    • Reply Mônica Ambrósio 29/10/2016 at 17:13

      Obrigada meu amor! Sucesso pra gente!

      Beijos

  • Reply May Rangel 28/10/2016 at 00:52

    É muito bom ver esse ramo, criando um atmosfera de amor, para levar não só beleza, mas uma mensagem também. . E sim, moda é sentimento tbm. Amei o blog minha linda. Tão limpinho, tão transparente… sucesso mil para vc!

    • Reply Mônica Ambrósio 29/10/2016 at 17:14

      Obrigada meu amor! Que bom que gostou!
      Seja bem vinda por aqui!

      Beijos

  • Reply Joyce 28/10/2016 at 00:55

    Em posts assim que consigo ver que estamos evoluindo, é incrível ver a diversidade no mundo da moda e pode ver através de um desfile uma mensagem tão importante através das roupas e das pessoas que fez parte desse projeto.

    Beijos
    http://Www.joyceneves.com

  • Reply Cris Magaldi 28/10/2016 at 01:04

    Incrível esse desfile, né? Eu gostei da versatilidade dos modelos, das quebras de paradigma e claro das derrubadas de padrões que nós ainda temos na moda! Ela é para todos, todos inclui literalmente todos..Então um desfile desse, com modelos lindos e lindas, diferentes entre si, com tendências super usáveis..isso é moda!
    Amei e que venham mais desfiles com esse espírito 😉
    Beeeijos e amei o post!

    • Reply Mônica Ambrósio 29/10/2016 at 17:15

      Disse tudo Cris! Isso é moda!

      Beijos minha linda! <3

  • Reply laiane carvalho 28/10/2016 at 01:11

    Eu amei os look. Ver que as meninas plus size e negras, podem se vestir de modo bonito. Acho que isso seja um incentivo para as mulheres se aceitar da maneira que são. Esse evento da fashion week deve ser super legal. Acho muito bacana!

    • Reply Mônica Ambrósio 29/10/2016 at 17:16

      Sim, o evento é muito bacana!

      Um beijo lindona! <3

  • Reply Adriana Guedes 28/10/2016 at 01:19

    CARACAAAA.
    Primeiramente não sabia que ele tinha lançado uma marca com o irmão…
    Segundo, amei que ele pensou até nas gordinhas isso foi top…

    • Reply Mônica Ambrósio 29/10/2016 at 17:19

      hahahaha Lançou sim Adriana! Também achei top ele ter pensado em todos.

      Beijos meu amor!

  • Reply Iracema Tukayana 28/10/2016 at 01:54

    Você falou com um entusiasmo tão grande que eu n acreditei que você não estava presente no desfile. Sua maneira de escrever transmite a sua paixão pela moda. Simplesmente adorei. Sou angolana e reconheci o padrão da nossa Samakaka. a colecção ta top e eu também me identifiquei que máximo.
    parabéns beijo e sucesso.

    • Reply Mônica Ambrósio 29/10/2016 at 17:01

      É infelizmente eu não estava… Rs
      Eu também adorei a coleção!

      Um beijo

  • Reply Elenir Oliveira 28/10/2016 at 02:15

    Nossa, fiquei sem palavras, foi um show mesmo, que acabe o preconceito em todas as estância, nunca me interessei por moda mas a tendência é incrível, e o preto vai bem em todas as ocasiões. Quero mais emicida
    Bjus

  • Deixe um Comentário